:: S.B.H - Sociedade Brasileira de Histotecnologia :

SBHistotecnologia



Sociedade Brasileira de Histotecnologia

Sociedade Brasileira de Histotecnologia

Histórico da Sociedade

A Sociedade Brasileira de Histotecnologia (S.B.H.) com sede e Fórum Jurídico na cidade de Brasília - DF; foi fundada no dia 11 de março de 1975, durante a realização do II Curso Internacional de Histotecnologia no Brasil, patrocinado pela Divisão Nacional do Câncer, Ministério da Saúde e com a colaboração da ARMED FORCES INSTITUTE OF PATOLOGIE, representado pelo Senhor Lee G. Luna. A sessão de fundação da SBH foi presidida pelo Dr. Humberto Torloni da Divisão Nacional do Câncer.

Objetivos

A SBH é uma Sociedade Civil de duração indeterminada, sem finalidade lucrativa, congregadora e representativa dos Técnicos em Anatomia Patológica, Morfologia, Medicina Legal e outros que praticam a Histotecnologia no Brasil.
É uma Sociedade exclusivamente para fins educacionais e científicos, destinada a manter o alto nível dentro da Histotecnologia, incentivar o aperfeiçoamento profissional dos histotecnologistas, promover intercâmbio de idéias e conhecimentos pertinentes á disciplina da Histotecnologia. Promover cooperação e relacionamento entre Histotecnologistas e profissionais de áreas afins. Manter intercâmbios com outras sociedades.

Regulamentação da Profissão

A SBH luta desde 1988 para regulamentação da profissão do Histotecnologista, cujo projeto de autoria do Deputado Marcelino Romano e deu entrada na Câmara de Deputados em 1991 já foi aprovado na Câmara Federal. Atualmente o projeto encontra-se na Coordenação de Comissões Permanentes aguardando a aprovação, cuja última ação foi em 15/04/2003.